Idolatria Cristã

fevereiro 13, 2020 0 comentários

“ Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.” II Rs 18:4

 

Conhecemos a história de quando o Senhor Deus ordenou Moisés levantar uma serpente de bronze no deserto, para que todo aquele tivesse sido envenenado pelas  picadas de serpentes fosse sarado. Claro que associamos essa passagem como uma figura que apontava para a obra do Senhor Jesus. O Deus que se fez carne e que foi reconhecido em figura humana foi levantado da terra para que  toda a humanidade pudesse ser curada do veneno do pecado. É isso que o próprio Senhor diz em uma das passagens mais conhecidas de toda a bíblia: “e do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, importa que o filho do homem seja levantado para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. “ João 3: 14 – 16

 

E é diante desse contexto que chegamos nessa curiosa passagem de II Reis, onde ficamos sabendo que os filhos de Israel passaram a queimar incenso e a adorar a serpente de bronze. Mas, quando o Rei Ezequias iniciou um avivamento espiritual, ele condenou essa prática. E da mesma forma que ele destruiu o poste-ídolo e os altos, ele também destruiu a serpente de bronze.

 

Uma dúvida que talvez alguém possa ter é a seguinte: se a serpente de bronze é uma figura de Cristo – porque Deus condenou o seu culto e adoração? Como podemos entender o significado dessa situação em que a Serpente foi destruída? 

 

Para tentar responder essa pergunta, penso que precisamos entender como funciona a mecânica fundamental das religiões. Imagine uma pessoa que deseja se relacionar com uma entidade. Naturalmente, essa pessoa vai buscar compreender quais são os ritos e cultos que ela precisa prestar para receber o bem ou, em muitos casos, para não receber o mal de quem ela entrega a sua devoção. Então ela vai até um templo, um monte, uma encruzilhada ou um terreiro e presta suas oferendas, realiza seus sacrifícios e faz seus votos. Mas, perceba, a entidade fica lá e a pessoa fica aqui. É a pessoa que define e escolhe quando ir até o local considerado sagrado para consultar ou adorar essa tal divindade. Sendo assim, o homem sempre continua no centro decidindo os meios, a forma e os critérios em que ele estabelece o contato com a dimensão espiritual.

 

Me parece que tal prática pode acontecer na nossa experiência com Cristo. Nós vamos até um local, achamos que o Senhor Jesus estava ali a semana inteira, nos esperando, ansioso para ouvir nossas músicas e receber nossas ofertas e assistir nossa performance. Depois, então, vamos embora desse local e o deixamos ali sozinho aguardando o nosso próximo culto. Fazendo assim, o reduzimos a um ídolo. Usado e acionado por nós quando desejamos e, na maior parte do tempo, ele está muito distante do nosso cotidiano e do nosso coração. Assim como aconteceu com Israel, de vez em quando queimamos incenso a ele nos lembrando de alguma coisa boa que Ele fez por nós, lá atrás,  em um passado muito distante.

 

O único Deus Eterno e Real aquele que criou e sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder jamais aceitará tal relação. Deus não está ali e eu aqui. Deus não habita em nenhuma casa feita por mãos humanas. Mas Deus habita dentro de nós por meio do seu Espírito Santo. E agora estamos unidos em Cristo para sempre. Ele é Deus, Ele é o centro e não o homem. Não é Ele que existe para me servir, sou eu que existo para serví-lo. Não é Ele que está à minha disposição sou eu quem estou à disposição Dele. Sendo assim, é o Senhor Jesus  quem me aciona e me usa conforme a sua perfeita vontade. E ele deixou isso absolutamente claro, não fez nenhum rodeio, quando disse em Lucas 14:26 : “Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.”  

 

Quando somos reavivados pelo poder de Deus todos os ídolos são destruídos – até mesmo aqueles que aparentam nos levar ao próprio Deus. Isso porque Vida cristã não  é uma vida aprimorada por meio de práticas religiosas. É uma vida substituída onde o próprio Senhor Jesus vive em mim e eu vivo por meio Dele. 

 

” Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” I João 4:9