O bom depósito
“Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” II Tm 1:13,14
Não sei como é a sua experiência de leitura bíblica mas, no meu caso, muitas e muitas vezes eu me obriguei a gastar um tempo lendo as escrituras. Não raro, após esse tempo eu tenho a sensação de que nada foi acrescentado. Parece que estou lendo um livro como de biologia ou história e não consigo sentir que estou diante da palavra eterna e perfeita de Deus. Dá uma sensação de que é um tempo de pouco proveito e sem nenhuma transformação no meu interior. E isso me leva a um desânimo para agendar o meu próximo encontro com a bíblia.
Na passagem que lemos, Paulo encoraja a Timóteo a guardar o bom depósito do conhecimento que ele obteve mediante a operação do Espírito Santo.
Isso porque o Espírito Santo que habita em nós é o administrador desse depósito. Ele revela, ilumina e nos ensina usando esse bom depósito no momento certo. Quanto mais depósito tivermos mais material o Espirito Santo terá para realizar o seu trabalho. Lembre-se quando o diabo tentou o Senhor Jesus no deserto, mencionou as escrituras dizendo “está escrito” mas o Senhor, que tinha o seu depósito, prontamente rebateu dizendo “mas também está escrito”. Quanto mais ricamente habitar a palavra de Deus em nós mais protegidos estaremos das heresias que nos são oferecidas muitas vezes usando a própria biblia.
Agora, se existe o bom depósito é porque também existe o mau depósito. Pense por um minuto, se você depositar em sua mente o que o mundo oferece como por ex: erotismo, violência, ganância ou uma vida egoísta que tipo de material o Espirito Santissimo de Deus terá dentro de você para realizar o Seu precioso trabalho? Talvez seja isso que Paulo alerta aos Tessalonicenses: não apagueis o Espírito … se entulhamos o poço com lixo como poderá fluir do nosso interior os rios de água viva?
Conta-se a história de que um dia, um jovem cristão reclamou com um ancião de que ele lia a biblia mas tinha a sensação de que lhe era inútil. Aquele irmão mais velho pegou então um balde abandonado no quintal que estava todo sujo, enlameado e todo furado e pediu para que o jovem corresse até uma fonte próxima dali e que o enchesse e trouxesse o balde com água. O jovem estranhou o pedido uma vez que como o balde estava todo esburacado, a água escorreria por ele. Mas ele assim o fez, tentou correr o mais rápido possível mas sempre quando chegava perto do ancião toda a água que ele havia colocado dentro do balde, já havia escoado. E assim o ancião pediu para que ele o fizesse algumas vezes. Até que ele perguntou: “você se sente como esse balde furado? você tem a sensação de que não consegue reter a palavra?” então o jovem disse: “sim irmão, me sinto exatamente dessa forma” no que o ancião respondeu: “mas olhe agora para o balde, ele está totalmente limpo.”
Muitas vezes eu invisto tempo em simplesmente ler a bíblia, conhecer as histórias e me familiarizar com os textos. Outras vezes fico o dia todo recitando algum versículo no esforço de conseguir memorizá-lo.. Fazer isso pode parecer uma coisa mecânica e “pouco espiritual” mas quanto mais depósito da palavra de Deus eu guardar em meu coração maior e mais rico será o material que o Espírito Santo terá para fazer Sua obra em mim.
Não desanime irmão, tenha o bom e importante hábito de ler e meditar na bíblia todos os dias. Está na sua mão fazer o depósito e está nas mãos do Espírito Santo fazer a obra.
“Não cesses de falar deste livro da lei, antes medita nele de dia e de noite para que tenhas o cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” Josué 1:8